Arquivo 2020

UX Writing: o desafio constante de aprender a se comunicar

Camila Gaidarji
UX Writer na Electrolux
comunicativa, apaixonada por palavras e curiosa

Migrei de carreira no meio da pandemia e encontrei o meu lugar. Me especializei em UX Writing desde 2016, agora eu atuo na área e estou vivendo tudo que eu sempre quis. Compartilho um pouquinho do que sei no Medium e LinkedIn.

Camila Gaidarji
Escute este artigo

Aprender a se comunicar é um outro estágio de desenvolvimento.

Os primeiros seres humanos que o digam! Começaram pelos desenhos, depois chegaram nos símbolos e só depois veio a língua  —  e há tantas possibilidades entre essas três fases que não caberia aqui. 👀

É curioso pensar que UX (User Experience) passou por processos de amadurecimento parecidos, mas com outros nomes:

Vimos o layout ser essencial para qualquer plataforma digital;

Vimos o comportamento do usuário se tornar fator decisivo;

E estamos vendo o texto ser a orientação que reúne tudo isso para dar certo.

Três etapas que revolucionaram nosso existir.
Três etapas que abriram tantas outras para aperfeiçoar os pontos de contato.

E são nos pontos de contato que a Experiência do Usuário (UX) acontece. E foi aí que eu descobri meu texto vivo: quando o usuário lia e interpretava ele. 

Porque o ato de se comunicar, o ato de fazer microcopy, ux writing, não é apenas escrever. É ver a interpretação que o texto carrega dentro de um tela, com toda a bagagem que o usuário tem, com todo contexto e concisão que entregamos a ele. 

Se comunicar não é fácil. Ser interpretado não é tarefa simples e muito menos isolada das outras as outras disciplinas do UX. A língua tem suas regras, mas também tem suas magias e seus vários significados quando bem alinhada com design.

_

Eu só entendi o que era ser UX Writer, o que era me comunicar, quando eu fiz a primeira entrevista com o usuário. E nesse dia eu nem falei, eu apenas participei como ouvinte. 

Depois de ter conversado e questionado incansavelmente os designers sobre tudo o que eu via naquelas telas, naqueles fluxos, eu aprofundei minha pesquisa, o benchmarking, os objetivos, que tipo de problema eu deveria resolver ali, qual a orientação eu deveria dar, qual questão de segurança eu deveria alertar. Tudo mapeado, tudo entendido. 

Nos primeiros minutos ouvindo o usuário eu vi meus textos criando vida. Eu vi meus textos deixando de ser apenas um copy para se tornar microcopy, para se tornar UX Writing. 


Eu consegui identificar qual palavra fez sentido, qual palavra não precisou nem ser lida, qual palavra teve uma interpretação completamente diferente, qual design de tela não fez sentido com a informação que precisávamos passar, que o benchmarking A e B não valiam para o nosso usuário. 

Ouvindo cada verbalização de dúvida ou certeza do usuário eu pude mergulhar no mar da semântica dele. Eu pude entender toda a bagagem que ele trazia. 

E no puxar o ar, para mergulhar em uma semântica que não era minha, eu entendi que eu nunca mais ia comunicar nada sozinha. Até porquê, se você parar pra pensar comigo, o ato da comunicação não existe isolado: ele só existe em grupo.

De nada adianta você usar uma palavra que você gosta, uma frase que você achou legal ou um termo técnico que a empresa usa há anos se isso não comunicar o que precisa comunicar a quem vai ler.

Eu saí de 5 anos de redação publicitária, de uma redação que se comunicava sozinha, com suas regras e formas de conversão, para entrar de cabeça em uma área que todos os dias precisa aprender a se comunicar.

E além de eu ter que aprender como as telas vão se comunicar com o usuário, eu também estou aprendendo como comunicar sobre microcopy para um time de designers, researchers, stakeholders, marketing e até a mim mesmo.

UX Writing é uma disciplina nova para muitas empresas e muitas pessoas. Entender qual o sentido dela, como ela pode ser usada nas diversas áreas de uma organização, como encaixar o fluxo de trabalho de um writer com um designer é também papel nosso (UX Writers), e para isso a gente precisa aprender a comunicar bem como podemos dar esse passo de desenvolvimento dentro de uma empresa.

E nesses mergulhos de semântica que eu faço todos os dias, seja com usuário ou com a minha equipe, eu tenho ido cada vez mais fundo.

_

Ao ir fundo, eu tenho a impressão que, como designers de conteúdo, a gente esquece de olhar todos os pontos de contato e foca apenas em um ponto, você também?

Em cada conversa com a minha equipe, com meu usuário, com a minha empresa e comigo mesmo eu encontro momentos em que um microcopy bem feito resolveria taaaantos problemas. 

Aqui vou dar um exemplo: será que uma comunicação orientadora não resolveria um problema de manutenção? ou até mesmo evitaria uma ligação para o SAC?

Agora um que extrapola o microcopy: já ouviu sobre Plain Language? Sobre UX Writing para área jurídica? Então da um Google ou procura no Linkedin, que você vai ver como os pontos de contato são muito maiores que o ambiente digital.

O ser humano vive a comunicação em cada segundo do seu dia. Seja lendo um e-mail, apresentando um relatório, lendo jornal, fazendo reuniões, vendendo um carro, terminando relacionamentos, pedindo um aumento, postando algo no Instagram, fazendo uma busca no Google… Todos os dias a gente se comunica, a gente escreve, a gente mexe com palavras e dependendo da escolha delas, vamos conseguir comunicar o que a gente quer, ou não  —  nossa experiência vai ser boa ou ruim.

_

O ato de se comunicar bem muda toda a experiência. 

Evita interpretações erradas;
Evita erros;
Ajuda no que você precisar;
Fortalece uma visão;
Faz ser fácil uma ação;
Elimina dúvidas;
Pode ficar mais divertido;
Nos faz odiar algo;
Nos faz amar mais;
E tantas outras coisas que vemos as palavras fazerem com a gente.

E assim como o ato de se comunicar, o UX Writing também é um constante aprender, um constante mergulhar em outras semânticas e ver o texto vivo quando é interpretado. 

E nessa interpretação cabem tantas coisas.
E nessa experiência cabem tantos pontos de contato.

O que vejo pra 2021 é a expansão do que podemos mergulhar, é a expansão que a comunicação nos traz, é como o UX Writing pode atuar em diversos pontos de contato. Até porque já estamos vendo ele se tornar voz. (VUI: voice user interface)

E eu que sou apaixonada por palavras, vejo meus textos todos os dias criando vidas, interpretações e orientações diferentes.

Que incrível poder acompanhar uma etapa de evolução tão de perto.

Deploy.me
Desenvolva sua carreira em UX Design, Produto e Dados com bootcamps imersivos, práticos e de curta duração com facilitadores das principais startups do Brasil e do mundo. How. Skills, not degrees.
15%OFF código:
DESIGN2021

Explore outros temas

Cultura de UX sob aspecto da linguagem

Melina Alves
Melina Alves

Empreender e pivotar na profissão designer

Marcelo Leal Felix
Marcelo Leal Felix

Pensando design além da interface

Juliana Akemi Segawa Cangussu
Juliana Akemi Segawa Cangussu

O Product Designer está fora de forma?

Marco Moreira
Marco Moreira

Design ético em pauta

Lucas Cruz
Lucas Cruz

Levei 8 anos para me definir como UX designer. E eu vou te contar como.

Lais Mastelari
Lais Mastelari

Multiculturalismo remoto

Tai Civita
Tai Civita

É responsabilidade de quem?

Vinícius Gomes
Vinícius Gomes

Vulnerabilidade e o primeiro passo contra a impostora

Tamy Lemos
Tamy Lemos

Design, um esporte coletivo e colaborativo

Beto Lima
Beto Lima

A síndrome de impostor no design, o “outro” inatingível e ambientes tóxicos

Thomas Castro
Thomas Castro

Faça seu design orientado por dados

Mumtaz Mesania
Mumtaz Mesania

Design do Amanhã

Natalí Garcia
Natalí Garcia

A motivação por trás de novos hábitos

Nathalia Cabral
Nathalia Cabral

Desobediências conceituais no Design

Andrei Gurgel
Andrei Gurgel

Subiu, e agora? Como medir o sucesso e a performance do Design

Fernanda Magalhães
Fernanda Magalhães

Designers will design

Juliana Morozowski
Juliana Morozowski

A crescente importância de tudo o que não sabemos

Bruno Canato
Bruno Canato

Menos sobre nomenclaturas e mais foco no que precisa ser feito

Renan Manço
Renan Manço

Design, liderança e ambientes seguros: reflexões e sugestões

Vinícius Vieira
Vinícius Vieira

Designer Produteiro

Robson Ramos
Robson Ramos

O conceito equivocado de público-alvo que exclui pessoas

Talita Pagani
Talita Pagani

Aprendizados para 2021 sobre a acessibilidade digital em 2020

Liliane Claudia
Liliane Claudia

Que em 2021 tenhamos tempo, dinheiro e saúde para fazer a diferença

Thiago Hassu
Thiago Hassu

Design não é para todos, mas pode ser

Valéria Romano
Valéria Romano

Design é uma conversa cultural

Julia Nascimento
Julia Nascimento

Por que designers devem aprender No-Code em 2021?

Caio Calderari
Caio Calderari

Líderes do presente

Juliana Marcenal
Juliana Marcenal

O Design e os trem por trás das coisa: Soft Skills, Multipotenciais e Polímatas

Brunão
Brunão

UX + LGPD. A privacidade do usuário na era dos dados

Hideki Katsumoto
Hideki Katsumoto

Visualizando os dados da comunidade de UX no Brasil

Carolina Leslie
Carolina Leslie

Como Designers estamos preparados para um mundo que precisa de regeneração?

Barbara Villar
Barbara Villar

Vamos parar de falar em Produto e vamos falar em Design de Serviço?

Erico Fileno
Erico Fileno

Perspectivas visuais e um conceito social (talvez) necessário

Eduardo Arce
Eduardo Arce

Design de experiência contra o racismo algorítmico

Polli Lopes
Polli Lopes

Não coma o marshmallow

Camila Borja
Camila Borja

Finalmente uma descentralização geográfica do design brasileiro?

Larissa Trindade
Larissa Trindade

Preparando um time para o sucesso

David Pacheco
David Pacheco

Por uma comunidade de design mais aberta e colaborativa

Karina Tronkos
Karina Tronkos

Uma carta para a Crítica

Vitor Amorim
Vitor Amorim

POs e PMs e suas relações com acessibilidade

Livia Gabos
Livia Gabos

Você já foi um designer iniciante, Design no interior e Michael Scott

Felipe Marinelli
Felipe Marinelli

Pare de seguir os velhos padrões visuais

Raniel Oliveira
Raniel Oliveira

Como vamos projetar serviços e produtos digitais na era da economia de vigilância?

Janayna Velozo
Janayna Velozo

2021: um ano para recomeçar (?)

Koji Pereira
Koji Pereira

O papel do designer na desconstrução do ciclo da invisibilidade

Joyce Rocha
Joyce Rocha

O design não vai salvar o mundo! Ou vai?

Bruna Castro
Bruna Castro

UX e o Amanhã da Profissão

Amyris Fernandez
Amyris Fernandez

Sua experiência com o futuro do trabalho está diretamente relacionada a quanto você se conhece

Kpelo
Kpelo

Liderança em Design: 5 dicas para quem quer virar Líder de Design

Victor Zanini
Victor Zanini

Como você enxerga o Design?

Monica Barros
Monica Barros

O Design no ano 21 do século 21: educação e trabalho pela cibercultura

André Grilo
André Grilo

Receita de UX Designer

Leandro Rezende
Leandro Rezende

O que 2021 promete, além da vacina? Design Ops e Acessibilidade!

Paulo Aguilera Filho
Paulo Aguilera Filho

Se você quiser voar, precisa soltar o que te puxa para baixo

Tereza Alux
Tereza Alux

A visão de um designer que acredita na política do seu dia-a-dia aplicada a sociedade brasileira

Henrique Peixe
Henrique Peixe

Uma nova visão holística do design

Bel Araújo
Bel Araújo

A antiga, porém nova verdade sobre DesignOps

Guilherme Gonzalez
Guilherme Gonzalez

UI Designer? Deus me livre, mas quem me dera!

Adelmo Neto
Adelmo Neto

Liderança inclusiva, design e autoconhecimento

Thaly Sanches
Thaly Sanches

Confissões de um designer apaixonado

Jane Vita
Jane Vita

A Maturidade do Designer UX

Ioná Dourado
Ioná Dourado

Reflexões sobre a Escuta no Design de Experiências

Denise Rocha
Denise Rocha

Design para um time

Thais Yabuuti
Thais Yabuuti

As pegadinhas do nosso cérebro

Renata Carriel
Renata Carriel

Design como fator de mudança para processos, cultura e maturidade nas empresas

Bruce Namatame
Bruce Namatame

Fale com o seu ambiente e as novas experiências conversacionais

Caio Calado
Caio Calado

ROI do Design e o Cafezinho

Felipe Melo Guimarães
Felipe Melo Guimarães

Precisamos falar sobre saúde mental em design

Marianna Piacesi
Marianna Piacesi

UX Research na Era Inteligente

Gabriel Bastos
Gabriel Bastos

Design Ético: como nós, pessoas que consomem e desenvolvem, podemos atuar

Bianca Brancaleone
Bianca Brancaleone

Na contemporaneidade, o que não é design?

Isadora Ribeiro dos Santos
Isadora Ribeiro dos Santos

Liderança e Maternidade: Qualquer semelhança não é mera coincidência

Bruna Amancio
Bruna Amancio

Inovação em design organizacional: como ser prático na prática? 🚀

Eduardo Maia
Eduardo Maia

O futuro é plural

Paola Sales
Paola Sales

O designer nômade

Leo Ehrlich
Leo Ehrlich

Design realmente centrado no humano

Nina Telles
Nina Telles

21 coisas que tem que acabar em UX design para 2021

Rafaela de Souza da Silva
Rafaela de Souza da Silva

3 passos para mudança do mindset do time comercial

Rafael Xavier
Rafael Xavier

Métricas de UX: O que são, onde vivem e do que se alimentam?

Rafa Brandão
Rafa Brandão

Designer é solucionador de problemas ou colonizador?

Fernando França
Fernando França

Um convite para a auto-descoberta

Karen Tie
Karen Tie

Como a escuta no Design vem se tornando uma aliada em uma sociedade mais inclusiva

Valéria Reis
Valéria Reis

"Fosse ou não à escola, eu estudava."

Ariana Dias Neves
Ariana Dias Neves

A inevitável mudança do Design no "pós-pandemia"

Thoz
Thoz

Transição de carreira e diversidade

Liliane Oliveira
Liliane Oliveira

O design pode mudar o mundo

Renato Paixão
Renato Paixão

Você aprende aquilo com que se importa

Denise Pilar
Denise Pilar

Como quase ter virado um Product Manager me fez ser um Product Designer melhor

Filipe Bitencourt
Filipe Bitencourt

O Designer é a Interface - Desafios do design e experiência do usuário em tempos de isolamento social

Ubiratan Silva
Ubiratan Silva

Voltando às raízes para um design acessível

Maju Santos
Maju Santos

Designer Sobrevivente

Humberto Matos Valério da Silva
Humberto Matos Valério da Silva

Como construir maturidade de Design em empresas em transformação digital

Bianca Faraj
Bianca Faraj

Design como ferramenta para um mundo melhor

Camila Moletta
Camila Moletta

O bom design durante os sintomas da pandemia

David Arty
David Arty

E se a inovação pudesse ser guiada por processos de design mais colaborativos?

Larisa Paes de Lima
Larisa Paes de Lima

A Jornada do Mentor - Como se tornar um herói em UX

Sheylla Lima Souza
Sheylla Lima Souza

Design e cultura de experimentação

Leandro Lima
Leandro Lima

Sou Designer, onde vou usar a fórmula de bháskara?

Rafael Miashiro
Rafael Miashiro

Experiência do Usuário Surdo

Beatriz Lonskis
Beatriz Lonskis
não clique