Arquivo 2020

UX Design não é modinha, é negócio

Luan Mateus
UX Designer na Accurate e criador do podcast Papo de UX
Negro, pai, cristão

Com mais de 15 anos desenvolvendo produtos digitais, hoje atuo como especialista em UX Design na Accurate, sempre com foco em criar soluções centradas no usuário. Também sou criador do Papo de UX, um podcast sobre o universo do design.

Luan Mateus
Escute este artigo

Um design deve ser sempre centrado e projeto para as pessoas que de fato vão usar a solução que está sendo criada. Porém, algo que muitos profissionais da nossa área, ou seja, muitos designers, têm esquecido é que: UX Design é negócio.

Cada ano que passa milhares e milhares de reais são investidos em design, e  principalmente agora com esse cenário de pandemia global, as empresas estão vendo a real necessidade de injetar mais e mais dinheiro em soluções que sejam de fato centradas nos usuários. Nunca se ouviu falar tanto em Design Thinking, User Experience, Mapa de Empatia, e tantas outras ferramentas e siglas desse grande universo de UX como em 2020.

Uma das TOP 10 Hard Skills mais procuradas pelas empresas, de acordo com uma pesquisa apresentada pelo LinkedIn em janeiro de 2020, é UX Design.

"Parece que o tempo médio de atenção dos consumidores diminui a cada ano e eles têm pouca paciência para produtos que não são intuitivos. As organizações precisam de mais experiência para ajudá-las a criar produtos e experiências mais centrados no ser humano." - Deanna Lazzaroni (Brand Marketing Leader | LinkedIn Learning)

Toda essa busca constante por profissionais UX Designers qualificados não é apenas para criar soluções que vão resolver os problemas das pessoas, mas também para gerar mais receita para essas empresas, pois no final das contas todo mundo quer ganhar mais, seja nós como designers ou as empresas que nos contratam.

“Se eu tivesse perguntado às pessoas o que elas queriam, elas teriam dito cavalos mais rápidos.”

Essa famosa frase do Henry Ford diz muito sobre criar soluções centradas no usuário, ou seja, entender o que ele precisa, e não apenas o que ele diz que precisa, e criar um produto que de fato irá resolver o problema do usuário. Porém, essa mesma frase também nos mostra o quão importante é necessário entender sobre negócio, pois Ford alinhou solução com base na necessidade das pessoas e ainda revolucionou a indústria, criando a primeira montagem em série do mundo, em menos tempo e menor custo, movimentando milhões e milhões de dólares.

Alguns números

O famoso botão de 300 milhões de dólares

Se você é designer de produto digital alguma vez na sua vida já deve ter ouvido alguém te pedir "cria uma telinha simples ai pra mim”. E, caso ainda não ouviu, pode ficar tranquilo que ainda vai ouvir, posso te garantir.

Nós designers sabemos que nenhuma tela é simples, até mesmo uma tela de login, que aparentemente parece simples, muitas das vezes pode ser complexa para o usuário se não for planejado da forma correta, e ainda mandar milhões de dólares de uma empresa para o ralo. Era isso que estava acontecendo com a Amazon através da sua tela de login.

A história desse case provavelmente você já deve conhecer, onde uma simples mudança no texto do botão de formulário de login da Amazon, fez com que eles aumentassem o faturamento em 45% no primeiro ano, equivalente a 300 milhões de dólares.

Conclusão

Os números nos mostram a todo tempo que desenhar soluções centradas nas pessoas não é ignorar as regras de negócio de uma empresa, muito pelo contrário, eles nos mostram o quanto nós designers devemos entender cada vez mais que: as soluções que criamos sempre terão um impacto significativo, tanto para os usuários quanto para as empresas, pois tudo isso envolve dinheiro.

Deploy.me
Desenvolva sua carreira em UX Design, Produto e Dados com bootcamps imersivos, práticos e de curta duração com facilitadores das principais startups do Brasil e do mundo. How. Skills, not degrees.
15%OFF código:
DESIGN2021

Explore outros temas

Design ético em pauta

Lucas Cruz
Lucas Cruz

Design realmente centrado no humano

Nina Telles
Nina Telles

"Fosse ou não à escola, eu estudava."

Ariana Dias Neves
Ariana Dias Neves

O conceito equivocado de público-alvo que exclui pessoas

Talita Pagani
Talita Pagani

Vulnerabilidade e o primeiro passo contra a impostora

Tamy Lemos
Tamy Lemos

O que 2021 promete, além da vacina? Design Ops e Acessibilidade!

Paulo Aguilera Filho
Paulo Aguilera Filho

UX Writing: o desafio constante de aprender a se comunicar

Camila Gaidarji
Camila Gaidarji

A síndrome de impostor no design, o “outro” inatingível e ambientes tóxicos

Thomas Castro
Thomas Castro

A antiga, porém nova verdade sobre DesignOps

Guilherme Gonzalez
Guilherme Gonzalez

Design Ético: como nós, pessoas que consomem e desenvolvem, podemos atuar

Bianca Brancaleone
Bianca Brancaleone

O papel do designer na desconstrução do ciclo da invisibilidade

Joyce Rocha
Joyce Rocha

Precisamos falar sobre saúde mental em design

Marianna Piacesi
Marianna Piacesi

Experiência do Usuário Surdo

Beatriz Lonskis
Beatriz Lonskis

Design não é para todos, mas pode ser

Valéria Romano
Valéria Romano

Design do Amanhã

Natalí Garcia
Natalí Garcia

O design pode mudar o mundo

Renato Paixão
Renato Paixão

Como construir maturidade de Design em empresas em transformação digital

Bianca Faraj
Bianca Faraj

A motivação por trás de novos hábitos

Nathalia Cabral
Nathalia Cabral

Como vamos projetar serviços e produtos digitais na era da economia de vigilância?

Janayna Velozo
Janayna Velozo

Uma nova visão holística do design

Bel Araújo
Bel Araújo

As pegadinhas do nosso cérebro

Renata Carriel
Renata Carriel

O Design e os trem por trás das coisa: Soft Skills, Multipotenciais e Polímatas

Brunão
Brunão

2021: um ano para recomeçar (?)

Koji Pereira
Koji Pereira

Finalmente uma descentralização geográfica do design brasileiro?

Larissa Trindade
Larissa Trindade

Pare de seguir os velhos padrões visuais

Raniel Oliveira
Raniel Oliveira

21 coisas que tem que acabar em UX design para 2021

Rafaela de Souza da Silva
Rafaela de Souza da Silva

Designer é solucionador de problemas ou colonizador?

Fernando França
Fernando França

UX + LGPD. A privacidade do usuário na era dos dados

Hideki Katsumoto
Hideki Katsumoto

É responsabilidade de quem?

Vinícius Gomes
Vinícius Gomes

Fale com o seu ambiente e as novas experiências conversacionais

Caio Calado
Caio Calado

Sua experiência com o futuro do trabalho está diretamente relacionada a quanto você se conhece

Kpelo
Kpelo

Multiculturalismo remoto

Tai Civita
Tai Civita

Pensando design além da interface

Juliana Akemi Segawa Cangussu
Juliana Akemi Segawa Cangussu

Um convite para a auto-descoberta

Karen Tie
Karen Tie

Empreender e pivotar na profissão designer

Marcelo Leal Felix
Marcelo Leal Felix

Transição de carreira e diversidade

Liliane Oliveira
Liliane Oliveira

UI Designer? Deus me livre, mas quem me dera!

Adelmo Neto
Adelmo Neto

Confissões de um designer apaixonado

Jane Vita
Jane Vita

Vamos parar de falar em Produto e vamos falar em Design de Serviço?

Erico Fileno
Erico Fileno

Designers will design

Juliana Morozowski
Juliana Morozowski

Por uma comunidade de design mais aberta e colaborativa

Karina Tronkos
Karina Tronkos

Sou Designer, onde vou usar a fórmula de bháskara?

Rafael Miashiro
Rafael Miashiro

Reflexões sobre a Escuta no Design de Experiências

Denise Rocha
Denise Rocha

Design, um esporte coletivo e colaborativo

Beto Lima
Beto Lima

Como a escuta no Design vem se tornando uma aliada em uma sociedade mais inclusiva

Valéria Reis
Valéria Reis

Subiu, e agora? Como medir o sucesso e a performance do Design

Fernanda Magalhães
Fernanda Magalhães

O futuro é plural

Paola Sales
Paola Sales

Design como ferramenta para um mundo melhor

Camila Moletta
Camila Moletta

Uma carta para a Crítica

Vitor Amorim
Vitor Amorim

UX e o Amanhã da Profissão

Amyris Fernandez
Amyris Fernandez

Métricas de UX: O que são, onde vivem e do que se alimentam?

Rafa Brandão
Rafa Brandão

Você aprende aquilo com que se importa

Denise Pilar
Denise Pilar

Liderança inclusiva, design e autoconhecimento

Thaly Sanches
Thaly Sanches

A visão de um designer que acredita na política do seu dia-a-dia aplicada a sociedade brasileira

Henrique Peixe
Henrique Peixe

Inovação em design organizacional: como ser prático na prática? 🚀

Eduardo Maia
Eduardo Maia

Co-design: Não é só sobre Design

Wander Vieira
Wander Vieira

3 passos para mudança do mindset do time comercial

Rafael Xavier
Rafael Xavier

Design como fator de mudança para processos, cultura e maturidade nas empresas

Bruce Namatame
Bruce Namatame

Design, liderança e ambientes seguros: reflexões e sugestões

Vinícius Vieira
Vinícius Vieira

O design não vai salvar o mundo! Ou vai?

Bruna Castro
Bruna Castro

ROI do Design e o Cafezinho

Felipe Melo Guimarães
Felipe Melo Guimarães

Menos sobre nomenclaturas e mais foco no que precisa ser feito

Renan Manço
Renan Manço

O Designer é a Interface - Desafios do design e experiência do usuário em tempos de isolamento social

Ubiratan Silva
Ubiratan Silva

E se a inovação pudesse ser guiada por processos de design mais colaborativos?

Larisa Paes de Lima
Larisa Paes de Lima

Designer Produteiro

Robson Ramos
Robson Ramos

Voltando às raízes para um design acessível

Maju Santos
Maju Santos

A crescente importância de tudo o que não sabemos

Bruno Canato
Bruno Canato

Receita de UX Designer

Leandro Rezende
Leandro Rezende

Visualizando os dados da comunidade de UX no Brasil

Carolina Leslie
Carolina Leslie

Design de experiência contra o racismo algorítmico

Polli Lopes
Polli Lopes

Cultura de UX sob aspecto da linguagem

Melina Alves
Melina Alves

Como Designers estamos preparados para um mundo que precisa de regeneração?

Barbara Villar
Barbara Villar

O bom design durante os sintomas da pandemia

David Arty
David Arty

Design é uma conversa cultural

Julia Nascimento
Julia Nascimento

A inevitável mudança do Design no "pós-pandemia"

Thoz
Thoz

Desobediências conceituais no Design

Andrei Gurgel
Andrei Gurgel

Designer Sobrevivente

Humberto Matos Valério da Silva
Humberto Matos Valério da Silva

A Maturidade do Designer UX

Ioná Dourado
Ioná Dourado

Preparando um time para o sucesso

David Pacheco
David Pacheco

O Design no ano 21 do século 21: educação e trabalho pela cibercultura

André Grilo
André Grilo

A Jornada do Mentor - Como se tornar um herói em UX

Sheylla Lima Souza
Sheylla Lima Souza

UX Research na Era Inteligente

Gabriel Bastos
Gabriel Bastos

Você já foi um designer iniciante, Design no interior e Michael Scott

Felipe Marinelli
Felipe Marinelli

Que em 2021 tenhamos tempo, dinheiro e saúde para fazer a diferença

Thiago Hassu
Thiago Hassu

Não coma o marshmallow

Camila Borja
Camila Borja

Design para um time

Thais Yabuuti
Thais Yabuuti

O designer nômade

Leo Ehrlich
Leo Ehrlich

POs e PMs e suas relações com acessibilidade

Livia Gabos
Livia Gabos

Como quase ter virado um Product Manager me fez ser um Product Designer melhor

Filipe Bitencourt
Filipe Bitencourt

Design e cultura de experimentação

Leandro Lima
Leandro Lima

Liderança em Design: 5 dicas para quem quer virar Líder de Design

Victor Zanini
Victor Zanini

Aprendizados para 2021 sobre a acessibilidade digital em 2020

Liliane Claudia
Liliane Claudia
não clique