Com mais de 15 anos desenvolvendo produtos digitais, hoje atuo como especialista em UX Design na Accurate, sempre com foco em criar soluções centradas no usuário. Também sou criador do Papo de UX, um podcast sobre o universo do design.
Um design deve ser sempre centrado e projeto para as pessoas que de fato vão usar a solução que está sendo criada. Porém, algo que muitos profissionais da nossa área, ou seja, muitos designers, têm esquecido é que: UX Design é negócio.
Cada ano que passa milhares e milhares de reais são investidos em design, e principalmente agora com esse cenário de pandemia global, as empresas estão vendo a real necessidade de injetar mais e mais dinheiro em soluções que sejam de fato centradas nos usuários. Nunca se ouviu falar tanto em Design Thinking, User Experience, Mapa de Empatia, e tantas outras ferramentas e siglas desse grande universo de UX como em 2020.
Uma das TOP 10 Hard Skills mais procuradas pelas empresas, de acordo com uma pesquisa apresentada pelo LinkedIn em janeiro de 2020, é UX Design.
"Parece que o tempo médio de atenção dos consumidores diminui a cada ano e eles têm pouca paciência para produtos que não são intuitivos. As organizações precisam de mais experiência para ajudá-las a criar produtos e experiências mais centrados no ser humano." - Deanna Lazzaroni (Brand Marketing Leader | LinkedIn Learning)
Toda essa busca constante por profissionais UX Designers qualificados não é apenas para criar soluções que vão resolver os problemas das pessoas, mas também para gerar mais receita para essas empresas, pois no final das contas todo mundo quer ganhar mais, seja nós como designers ou as empresas que nos contratam.
“Se eu tivesse perguntado às pessoas o que elas queriam, elas teriam dito cavalos mais rápidos.”
Essa famosa frase do Henry Ford diz muito sobre criar soluções centradas no usuário, ou seja, entender o que ele precisa, e não apenas o que ele diz que precisa, e criar um produto que de fato irá resolver o problema do usuário. Porém, essa mesma frase também nos mostra o quão importante é necessário entender sobre negócio, pois Ford alinhou solução com base na necessidade das pessoas e ainda revolucionou a indústria, criando a primeira montagem em série do mundo, em menos tempo e menor custo, movimentando milhões e milhões de dólares.
Se você é designer de produto digital alguma vez na sua vida já deve ter ouvido alguém te pedir "cria uma telinha simples ai pra mim”. E, caso ainda não ouviu, pode ficar tranquilo que ainda vai ouvir, posso te garantir.
Nós designers sabemos que nenhuma tela é simples, até mesmo uma tela de login, que aparentemente parece simples, muitas das vezes pode ser complexa para o usuário se não for planejado da forma correta, e ainda mandar milhões de dólares de uma empresa para o ralo. Era isso que estava acontecendo com a Amazon através da sua tela de login.
A história desse case provavelmente você já deve conhecer, onde uma simples mudança no texto do botão de formulário de login da Amazon, fez com que eles aumentassem o faturamento em 45% no primeiro ano, equivalente a 300 milhões de dólares.
Os números nos mostram a todo tempo que desenhar soluções centradas nas pessoas não é ignorar as regras de negócio de uma empresa, muito pelo contrário, eles nos mostram o quanto nós designers devemos entender cada vez mais que: as soluções que criamos sempre terão um impacto significativo, tanto para os usuários quanto para as empresas, pois tudo isso envolve dinheiro.