Designer de interface, amante dos bichos e curiosa por natureza :)
Sou formada em design de interface digital e tenho atuado no mercado há mais ou menos 8 anos, e dentro dessas experiências em consultorias de usabilidade, agências de publicidade, produtos e negócios e trabalhando como autônoma tenho uma coisa a dizer, tudo que vivi foi exclusivamente voltado para o digital, mas depois de muitos projetos desenvolvidos me veio à questão: o design não pode ser somente digital, devemos ir muito mais além e explorar muitas coisas desse universo.
No início da faculdade, meus professores fizeram um questionamento muito interessante, que para nós, alunos que acabamos de sair do colegial ficamos com um ponto de interrogação muito grande, essa pergunta é: "o que é design para você?"
Bem, se fomos procurar o significado de design damos de cara com:
substantivo masculinoDESENHO INDUSTRIAL
Mas o design no meu ponto de vista é pensar de ponta a ponta em um problema e tentar resolver de um jeito simples, com ferramentas que conhecemos ou não, ou seja, não necessariamente todos os problemas estão relacionados com a interface, vejo hoje muitos profissionais preocupados com a ferramenta que utilizam, e de como são habilidosos em construir interfaces que pulam e rodopiam, mas que não necessariamente sanam o problema em questão.
Estamos em uma era digital, mas não necessariamente precisamos fazer somente interfaces, o meu ponto aqui é, nós designers precisamos começar a olhar o meio ambiente e a maneira como nós estamos vivendo.
O planeta precisa urgentemente que olhemos para ele e que cuidemos melhor dele, e eu pessoalmente acredito que o design 2021 será para pensarmos melhor em como estamos usando a matéria prima da nossa querida terra e de quanto lixo estamos produzindo virtualmente e fisicamente.
Precisamos começar a entender que não podemos apenas focar na interface e esquecer do restante, como por exemplo a embalagem, o tanto de poluição que iremos gerar com aquela escolha, se o papel que escolhemos para aquela ou essa campanha é biodegradável ou se o cartão de visita será plantado e irá nascer uma planta se for enterrado de maneira adequada.
Quantos de vocês já pararam para pensar em quanto de lixo geram por mês? Ou o quanto consomem sem ao menos pensar no que estão consumindo?
Eu digo que precisamos rever a forma como estamos vivendo, mudando hábitos e entendendo que a nossa ação de hoje irá deixar pegadas no mundo para as próximas gerações que virão.
A minha questão aqui é um pouco mais polêmica, é sairmos do automático e começarmos a pensar nos nossos hábitos diários, como por exemplo:
Se eu faço tudo isso? Nem sempre, mas tento sempre que possível pensar em todos esses itens na minha rotina pessoal. O que ganho com isso? Mais consciência dos meus atos diários e consequentemente menos custo no meu dia a dia, além do impacto em poder influenciar outras pessoas a fazer o mesmo.
Meu objetivo não é dar lição de moral em como cada pessoa vive a sua vida, mas é somente para abrirmos os olhos para outras questões que também são um problema e que não necessariamente está na interface, mas sim no estilo de vida.
Após a pandemia da covid 19 acredito que muitas coisas irão mudar, uma delas com certeza será o espaço que cada pessoa ou família irá ter em sua casa, tendo que dividir o mesmo espaço quase que 24 horas por dia. Não podemos mais pensar em lugares apertados sem pelo menos uma área externa.
Dentro da proposta de pensar o design além da interface está sendo a minha própria casa que venho projetando com o meu companheiro, onde pretendemos construir uma residência com espaço externo, com a construção de uma horta para produção de alimentos para pelo menos uma família, painel solar para captação de energia que irá reverter para a própria casa, paredes com a própria matéria orgânica captada do terreno, uso do fogão a lenha para aquecer as partes internas da casa e a reutilização da água cinza para regar a horta.
Dessa forma, podemos mudar um pouco o pensamento do design e trazer para a vida cotidiana para que podemos de pouco em pouco reduzir os danos que estamos causando no planeta.
E aí? Vamos juntos?