Arquivo 2020

Não coma o marshmallow

Camila Borja
User Researcher
Mãe, curiosa, legolover

Sou graduada em Relações Públicas e pós-graduada em Opinião Pública pela Escola de Sociologia e Política de SP. Tenho experiência em estratégia e mixed methods, entregando projetos com diferentes desafios nos últimos 10 anos. Dentre algumas das empresas que já contribui estão; Samsung, Walt Disney Parks & Resorts, Sanofi, P&G, J&J, entre outros. Há 4 anos trabalho como especialista em User Research no Itaú Unibanco. Sou certificada na metodologia LEGO SERIOUS PLAY e utilizo como ferramenta de facilitação em workshops de Design Thinking, team building, identidade e estratégia.

Camila Borja
Escute este artigo

Muito se fala em pensar no problema antes da solução. Mas se você é como eu, e sua cabeça já tem mil ideias quando aparece uma demanda, então esse texto é pra você. 

Existe uma lista extensa de vieses cognitivos que corroboram para a mentalidade de inerente busca pela solução. Não saber a resposta nos incomoda e tira da zona de conforto. Surge “coceira” para pensar em possíveis soluções em face de um desafio. Queremos a recompensa de saber a resposta.

Na década de 70 um estudo sobre recompensa imediata (ou recompensa postergada) foi realizado pela universidade de Stanford. O objetivo era entender se crianças que buscavam recompensa imediata eram mais ou menos bem sucedidas na idade adulta. 

Entra em cena o tal marshmallow com uma proposta. A criança poderia comer 1 imediatamente ou esperar alguns minutos e comer 2 marshmallows. Estudar a impulsividade, auto controle e busca por recompensa postergada eram os principais objetivos da pesquisa. 

Inevitavelmente penso em o que faria se estivesse no lugar daquelas crianças. Conseguiria esperar ou não? 

Hoje a recompensa imediata está por toda parte. Podemos pedir comida com apenas alguns toques na tela, conversar com queridos distantes a qualquer momento, pular os episódios de uma série para chegar no tão esperado final da temporada. 

É difícil esperar, sem dúvida. 

No dia a dia do designer, esperar o momento de pensar na solução é o nosso marshmellow. O doce momento em que vamos saborear as respostas e entregar para os clientes aquela incrível experiência.

Quando recebemos um desafio, muitas ansiedades tendem a surgir e então, entram em cena as aulas de meditação e auto controle. Mas toda paciência necessária não passa apenas pelo designer como indivíduo, mas também do colega ao lado, o gestor, a equipe, a squad, o negócio. O dilema extrapola o autocontrole individual e entra na esfera do coletivo.

O fascínio pelo marshmallow acontece tanto nas pequenas equipes como nas altas lideranças. 

"Vamos implementar tal produto como nosso concorrente" - marshmallow
"Vamos transformar nosso negócio em um marketplace" - marshmallow
"Vamos criar uma IA para acelerar nosso atendimento" - marshmallow

Um dos marshmallows mais "difíceis de engolir" são os que vem do alto, do CEO, sócio, diretor, acionista. Quase impossível de desviar, são as tais soluções consideradas como verdade e em alguns momentos sem fundamento qualquer. Chamo de "marshmallow goela abaixo". 

Outra variação é o "marshmallow s'mores". Nos EUA é comum colocar o marshmallow para esquentar na fogueira e em seguida montar um sanduíche de biscoito, chocolate e o marshmallow derretido no meio (deliciosos aliás). É quando disfarçamos a solução. Reescrever as demandas do backlog no formato de "hipótese" a ser testada pode ser um disfarce, sobretudo quando não há qualquer evidência que a hipótese atende a um problema real do usuário. 

Precisamos reconhecer nosso ponto fraco, nosso viés. Aquela vontade de resolver o problema baseado no que acreditamos ser a forma correta, mesmo como todo autocontrole do mundo. Em seguida precisamos reconhecer essa vontade de forma coletiva. Nossas soluções estão realmente partindo do interesse e dor do usuário? Começamos com um problema em mente, mesmo para os pequenos desafios? 

Refletir com a analogia do marshmallow é uma forma descontraída de nos lembrar como é difícil não pensar na solução. Podemos estampar as frases de efeito nos corredores das empresas (somos apaixonados por problemas, we are in love with problems 4ever, me gusta los problemitos, etc), mas não é tão simples na prática. 

Somos cercados por referências, empresas que se reinventam e criam produtos e serviços incríveis. Por isso resistir ao marshmallow tende a ser cada vez mais difícil. Mesmo quando a demanda chega em nossas mãos sem nenhuma "dica" de solução, nossa cabeça já está a mil. Aquela nova tecnologia, aquele totem inteligente, aquele chatbot que consegue fazer isso ou aquilo, aquela feature com atalho. Somos um repositório de soluções.  

Não é necessário uma dieta rigorosa, você e sua equipe podem colecionar marshmallows. É saudável externalizar nossas ideias, muitas vezes podem ser precoces, mas é natural aparecerem nos mais diversos momentos do projeto (eurekas!). Adquira o hábito de manter um "estacionamento de ideias", um repositório para você e sua equipe escreverem ideias, podendo ser avaliadas e consideradas como soluções em um momento mais oportuno.  

Não coma o marshmallow na hora errada. Ele estará lá, te esperando em maior quantidade e muito mais saboroso.

Deploy.me
Desenvolva sua carreira em UX Design, Produto e Dados com bootcamps imersivos, práticos e de curta duração com facilitadores das principais startups do Brasil e do mundo. How. Skills, not degrees.
15%OFF código:
DESIGN2021

Explore outros temas

ROI do Design e o Cafezinho

Felipe Melo Guimarães
Felipe Melo Guimarães

UX Writing: o desafio constante de aprender a se comunicar

Camila Gaidarji
Camila Gaidarji

A Maturidade do Designer UX

Ioná Dourado
Ioná Dourado

Design para um time

Thais Yabuuti
Thais Yabuuti

Uma carta para a Crítica

Vitor Amorim
Vitor Amorim

3 passos para mudança do mindset do time comercial

Rafael Xavier
Rafael Xavier

Design não é para todos, mas pode ser

Valéria Romano
Valéria Romano

Desobediências conceituais no Design

Andrei Gurgel
Andrei Gurgel

Como Designers estamos preparados para um mundo que precisa de regeneração?

Barbara Villar
Barbara Villar

2021: um ano para recomeçar (?)

Koji Pereira
Koji Pereira

A visão de um designer que acredita na política do seu dia-a-dia aplicada a sociedade brasileira

Henrique Peixe
Henrique Peixe

Designers will design

Juliana Morozowski
Juliana Morozowski

Design Ético: como nós, pessoas que consomem e desenvolvem, podemos atuar

Bianca Brancaleone
Bianca Brancaleone

Como a escuta no Design vem se tornando uma aliada em uma sociedade mais inclusiva

Valéria Reis
Valéria Reis

Reflexões sobre a Escuta no Design de Experiências

Denise Rocha
Denise Rocha

Design é uma conversa cultural

Julia Nascimento
Julia Nascimento

Designer Sobrevivente

Humberto Matos Valério da Silva
Humberto Matos Valério da Silva

UX Research na Era Inteligente

Gabriel Bastos
Gabriel Bastos

Métricas de UX: O que são, onde vivem e do que se alimentam?

Rafa Brandão
Rafa Brandão

Pare de seguir os velhos padrões visuais

Raniel Oliveira
Raniel Oliveira

As pegadinhas do nosso cérebro

Renata Carriel
Renata Carriel

Finalmente uma descentralização geográfica do design brasileiro?

Larissa Trindade
Larissa Trindade

O papel do designer na desconstrução do ciclo da invisibilidade

Joyce Rocha
Joyce Rocha

Sua experiência com o futuro do trabalho está diretamente relacionada a quanto você se conhece

Kpelo
Kpelo

O Design no ano 21 do século 21: educação e trabalho pela cibercultura

André Grilo
André Grilo

Co-design: Não é só sobre Design

Wander Vieira
Wander Vieira

Precisamos falar sobre saúde mental em design

Marianna Piacesi
Marianna Piacesi

A crescente importância de tudo o que não sabemos

Bruno Canato
Bruno Canato

Experiência do Usuário Surdo

Beatriz Lonskis
Beatriz Lonskis

A Jornada do Mentor - Como se tornar um herói em UX

Sheylla Lima Souza
Sheylla Lima Souza

A síndrome de impostor no design, o “outro” inatingível e ambientes tóxicos

Thomas Castro
Thomas Castro

Multiculturalismo remoto

Tai Civita
Tai Civita

Transição de carreira e diversidade

Liliane Oliveira
Liliane Oliveira

Design de experiência contra o racismo algorítmico

Polli Lopes
Polli Lopes

Design ético em pauta

Lucas Cruz
Lucas Cruz

Visualizando os dados da comunidade de UX no Brasil

Carolina Leslie
Carolina Leslie

Voltando às raízes para um design acessível

Maju Santos
Maju Santos

UX Design não é modinha, é negócio

Luan Mateus
Luan Mateus

O design pode mudar o mundo

Renato Paixão
Renato Paixão

Por uma comunidade de design mais aberta e colaborativa

Karina Tronkos
Karina Tronkos

Design do Amanhã

Natalí Garcia
Natalí Garcia

Uma nova visão holística do design

Bel Araújo
Bel Araújo

"Fosse ou não à escola, eu estudava."

Ariana Dias Neves
Ariana Dias Neves

A antiga, porém nova verdade sobre DesignOps

Guilherme Gonzalez
Guilherme Gonzalez

Design e cultura de experimentação

Leandro Lima
Leandro Lima

E se a inovação pudesse ser guiada por processos de design mais colaborativos?

Larisa Paes de Lima
Larisa Paes de Lima

21 coisas que tem que acabar em UX design para 2021

Rafaela de Souza da Silva
Rafaela de Souza da Silva

Receita de UX Designer

Leandro Rezende
Leandro Rezende

Você aprende aquilo com que se importa

Denise Pilar
Denise Pilar

Designer Produteiro

Robson Ramos
Robson Ramos

Designer é solucionador de problemas ou colonizador?

Fernando França
Fernando França

Você já foi um designer iniciante, Design no interior e Michael Scott

Felipe Marinelli
Felipe Marinelli

O futuro é plural

Paola Sales
Paola Sales

A inevitável mudança do Design no "pós-pandemia"

Thoz
Thoz

Como vamos projetar serviços e produtos digitais na era da economia de vigilância?

Janayna Velozo
Janayna Velozo

É responsabilidade de quem?

Vinícius Gomes
Vinícius Gomes

Design como fator de mudança para processos, cultura e maturidade nas empresas

Bruce Namatame
Bruce Namatame

O que 2021 promete, além da vacina? Design Ops e Acessibilidade!

Paulo Aguilera Filho
Paulo Aguilera Filho

POs e PMs e suas relações com acessibilidade

Livia Gabos
Livia Gabos

O conceito equivocado de público-alvo que exclui pessoas

Talita Pagani
Talita Pagani

Liderança inclusiva, design e autoconhecimento

Thaly Sanches
Thaly Sanches

Como quase ter virado um Product Manager me fez ser um Product Designer melhor

Filipe Bitencourt
Filipe Bitencourt

O design não vai salvar o mundo! Ou vai?

Bruna Castro
Bruna Castro

Um convite para a auto-descoberta

Karen Tie
Karen Tie

Vulnerabilidade e o primeiro passo contra a impostora

Tamy Lemos
Tamy Lemos

Aprendizados para 2021 sobre a acessibilidade digital em 2020

Liliane Claudia
Liliane Claudia

Subiu, e agora? Como medir o sucesso e a performance do Design

Fernanda Magalhães
Fernanda Magalhães

Empreender e pivotar na profissão designer

Marcelo Leal Felix
Marcelo Leal Felix

O Designer é a Interface - Desafios do design e experiência do usuário em tempos de isolamento social

Ubiratan Silva
Ubiratan Silva

UX e o Amanhã da Profissão

Amyris Fernandez
Amyris Fernandez

Confissões de um designer apaixonado

Jane Vita
Jane Vita

Menos sobre nomenclaturas e mais foco no que precisa ser feito

Renan Manço
Renan Manço

Cultura de UX sob aspecto da linguagem

Melina Alves
Melina Alves

O bom design durante os sintomas da pandemia

David Arty
David Arty

Inovação em design organizacional: como ser prático na prática? 🚀

Eduardo Maia
Eduardo Maia

Liderança em Design: 5 dicas para quem quer virar Líder de Design

Victor Zanini
Victor Zanini

Fale com o seu ambiente e as novas experiências conversacionais

Caio Calado
Caio Calado

Pensando design além da interface

Juliana Akemi Segawa Cangussu
Juliana Akemi Segawa Cangussu

Design, liderança e ambientes seguros: reflexões e sugestões

Vinícius Vieira
Vinícius Vieira

Como construir maturidade de Design em empresas em transformação digital

Bianca Faraj
Bianca Faraj

Design realmente centrado no humano

Nina Telles
Nina Telles

A motivação por trás de novos hábitos

Nathalia Cabral
Nathalia Cabral

O Design e os trem por trás das coisa: Soft Skills, Multipotenciais e Polímatas

Brunão
Brunão

Que em 2021 tenhamos tempo, dinheiro e saúde para fazer a diferença

Thiago Hassu
Thiago Hassu

UX + LGPD. A privacidade do usuário na era dos dados

Hideki Katsumoto
Hideki Katsumoto

O designer nômade

Leo Ehrlich
Leo Ehrlich

Design, um esporte coletivo e colaborativo

Beto Lima
Beto Lima

Preparando um time para o sucesso

David Pacheco
David Pacheco

Design como ferramenta para um mundo melhor

Camila Moletta
Camila Moletta

UI Designer? Deus me livre, mas quem me dera!

Adelmo Neto
Adelmo Neto

Vamos parar de falar em Produto e vamos falar em Design de Serviço?

Erico Fileno
Erico Fileno

Sou Designer, onde vou usar a fórmula de bháskara?

Rafael Miashiro
Rafael Miashiro
não clique