Autor do livro "Liderança em Design", formado em Psicologia pela Uniarp, pós graduando em Design e Gestão de Negócios pela Belas Artes e Gestão Estratégica de Negócios pela Univille. Designer há mais de 10 anos, advisor e Co-fundador da CampX, uma comunidade para líderes de design brasileiros. Dedicou os últimos sete à gestão de pessoas. Já trabalhou em escritórios de Design, atendendo clientes como Unilever, Paganini e Hering. Desde 2016, está na Conta Azul atuando como Design Manager, função na qual lidera o time de Design na empresa.
Quando decidi escrever meu primeiro livro "Liderança em Design" (veja mais aqui), fui bastante motivado pelas pessoas que estavam passando pela transição da cadeira de especialista para a cadeira de gestão. Muitas pessoas me procuram para esclarecer dúvidas que são comuns e isto me estimulou a compilar os aprendizados que tenho tido ao longo dos últimos anos.
Do mesmo modo, quando o Vitor me convidou para escrever este artigo, refleti bastante sobre qual tema eu poderia trazer e que ajudaria outras pessoas. Lembrei de quando comecei o livro e as principais dúvidas que apareciam ao longo das mentorias que fiz. Desta forma, quero trazer algumas dicas que podem ajudar quem está passando por este momento de transição de cadeira.
Minha intenção com este artigo é trazer dicas práticas que você – se ainda não fez – pode fazer esta semana.
Vamos lá?
Esta dica parece bastante simples e até tosca, mas ela é importante. Você precisa entender o que te motiva e porque você quer virar líder. Saber os significados por trás do seu desejo vai te ajudar com os próximos passos. Afinal, existem diferentes tipos de líderes e diferentes tipos de liderança.
Reflita comigo, o que você está buscando?
Você quer influenciar o trabalho das pessoas? Ajudar nas decisões estratégicas da empresa? Ser a pessoa que os designers procuram para pedir ajuda com tarefas e projetos? Neste caso, você pode continuar na carreira técnica como especialista e virar um líder técnico. Você não precisa gerenciar pessoas para fazer isto que acabei de citar.
Agora, se você quer gerenciar pessoas, ajudar o desenvolvimento das suas carreiras, fazer feedbacks e avaliações de desempenho, você precisará estudar sobre liderança com foco em gestão de pessoas. Se este for o caso, você deixará suas tarefas de craft de lado para focar sua energia em estudar sobre pessoas e processos de gestão.
É importante você saber o que te encoraja a trilhar o caminho da liderança. Converse com outras pessoas líderes, pergunte como chegaram a essa posição e quais eram suas motivações. Elas foram alcançadas ou tiveram que mudar os planos? Entender melhor o papel da liderança vai fazer você refletir sobre o que você está buscando e qual o melhor caminho para você seguir.
Conheça primeiro a si mesmo para depois conhecer as pessoas do seu time.
A pessoa que faz a sua liderança direta é quem deve prover as oportunidades dentro da empresa para você crescer e seguir na sua carreira. Contar com esta pessoa pode ser o passo chave para que você possa fazer esta transição. Desta forma, você deve ser transparente com ela.
Você é responsável pela sua carreira. É sua responsabilidade – e não apenas de quem lidera você – falar sobre a sua carreira. Falo isso porque vejo muitas pessoas reclamando sobre isso, algo como: “A pessoa que me lidera não traz para a mesa discussões sobre carreira!”. Se a sua liderança não te procura para falar sobre isto, você pode procurar e trazer o assunto para conversarem. Desta forma você demonstra o seu interesse e toma controle sobre a sua carreira, afinal, é você quem quer migrar a atuação. Então, seja sincero com a sua liderança e leve este tema para conversarem.
Ela é a pessoa que vai ajudar no seu desenvolvimento dentro da empresa. Por isso, é importante você manifestar este interesse para sua líder para que ela possa ajudar.
Onde você está trabalhando hoje, existe espaço para uma nova pessoa líder de Design? Se hoje não tem ninguém nessa cadeira, mas a empresa acredita que poderia ter, você está com uma oportunidade incrível nas mãos.
Esta é uma boa hora para você conversar com seu/sua líder direto(a) e ajudá-lo(a) a entender o papel da liderança em Design. Desenhe este cargo a quatro mãos, mostrando os benefícios, como você pode ajudar as pessoas designers no time e a empresa. Este processo pode ser demorado e pode levar um tempo para ser oficializado. Minha recomendação é de que você já comece a atuar – independente de ter o cargo ou não – desta forma, você pode tirar duas vantagens sobre este ponto:
Se a empresa que você está não existe este espaço, veja o que você consegue fazer para começar a atuação e então vá olhar mercado. Tem muitas oportunidades por aí e quanto mais preparado você estiver, mais fácil vai ser para trocar de empresa.
Você já conversou com as outras pessoas designers da empresa para entender a percepção delas sobre a liderança, papel e responsabilidades? Este é um passo bem importante, pois, deste modo você pode criar aliados que podem te ajudar neste objetivo.
Porém, durante estas conversas você pode descobrir que outra pessoa tem o mesmo desejo. E agora? O que você deve fazer?
Neste caso a melhor saída é unir forças – independente se vocês tem o mesmo objetivo de carreira. O que não vale nessas horas é brigar e criar uma concorrência por algo que ainda nem existe. Vocês precisam mostrar para a empresa que a necessidade está ali e para isto devem unir força com todas as pessoas designers da empresa.
No final, pode ser que você não seja a pessoa escolhida, mas terá passado por um grande aprendizado e com certeza as pessoas do time vão te respeitar. É muito melhor do que ver todos como competidores e criar uma guerra por algo que nem existe. Aos olhos de quem gere a empresa isso não seria legal e só prejudicaria o time.
Quando a promoção chegar, o ideal é que as pessoas percebam aquilo como algo normal e natural. Desta maneira, você já conquistou o time e tudo poderá ser mais fácil.
Como falei antes, para que isso aconteça, você já deve começar a atuar. É importante que as pessoas que trabalham com você te percebam como uma pessoa líder.
Eu sei, é bastante difícil e desafiador atuar na execução de projetos ao mesmo tempo em que tenta organizar o time, os processos de Design e estruturar a área, mas se você realmente quer ir para a liderança, precisará fazer alguns sacrifícios agora. Não espere o papel para atuar, pois você pode ficar esperando para sempre.
Você pode agendar 1:1s com os designers, contar das suas intenções e fornecer ajuda. É importante que eles percebam que você está ali para ajudar e que pode contribuir para a formação do time.
Você também pode ajudar a pensar os processos de design na empresa, como vocês podem evoluir a qualidade dos testes com clientes e/ou como podem usar das informações no suporte para influenciar no produto.
Existem várias coisas que você pode fazer. Entenda e mapeie as oportunidades na empresa em que você está e comece a atuar. Desta forma, quando sua promoção chegar, todos irão ver com bons olhos, afinal, você já estava ali ajudando a todos e fazendo as coisas acontecerem.
O acaso favorece a mente conectada - Steven Johnson
Estas dicas parecem bastante simples, mas, elas ajudam a nortear um caminho e deixar mais clara a jornada que você pode trilhar. Se você já fez alguma dessas coisas antes, ótimo! Se não, faça o quanto antes.
Minha intenção com este artigo foi trazer provocações sobre a jornada do(a) líder. Espero que os pontos tenham feito você refletir e que ajudem no caminho que você quer tomar.
...
Quer falar sobre o liderança em Design comigo? Me segue no instagram: @zanini.design, me chama no linkedin: @victorzanini ou escreve pra mim em: victor@zanini.design
Obrigado especial a Mari, designer talentosíssima, que fez essas ilustras lindas para o artigo! Gratidão!
Até uma próxima!