Radialista, estrategista de conteúdo e redatora UX. Teve a oportunidade de atuar em diferentes projetos e marcas, como, por exemplo: Globo Internacional, Vivo, Banco Original, Coca-Cola, Oi, Porto Seguro, Remessa Online. Palestra sobre as diversas aplicações do UX Writing em meetups e eventos corporativos. Cocriadora do primeiro podcast sobre UX Writing no Brasil, o uxcopy.co e fundadora da uxcopy.school, primeira escola focada em escrita pra UX.
“Entre 1999 e 2001, na Índia, havia muitas crianças sem acesso a computadores, e quase nenhum professor para ensinar informática".
Foi observando a facilidade com que os filhos de seus funcionários se relacionavam com internet, através dos mais diversos aparelhos, que o engenheiro e professor Sugata Mitra, passou a questionar se tamanha genialidade era restrita àquele grupo de pessoas, ou se é inerente a qualquer ser humano.
Sem muita certeza do que estava fazendo, decidiu instalar um computador no meio de uma comunidade carente. Composto por teclado, mouse com acesso para mãos pequenas, buscador de código livre e sistema de monitoramento remoto, o computador ficou lá, sem ninguém para orientar o uso. E as crianças? Aprenderem através dele.
Ao repetir a experiência em uma segunda comunidade ainda mais isolada, outra surpresa: após dois meses, as crianças pediram um processador mais rápido e um mouse melhor.Como elas sabiam de tudo isso?
“Você nos deu uma máquina que só funciona em inglês, então tivemos que aprender inglês pra poder usá-la.”
Um dos meus livros favoritos. Nele, o autor Austin Kleon, divide dores e delícias do seu processo criativo. Em referência, o título desse artigo foi descaradamente roubado da página 27, na qual ele afirma:
"Escolarize-se.
Escola é uma coisa. Educação é outra. As duas nem sempre se sobrepõem. Estando ou não na escola e sempre sua tarefa melhorar sua educação. Você precisa ter curiosidade sobre o mundo em que vive. Confira. Investigue cada referência. Vá mais fundo do que qualquer outro.É assim que você vai em frente.
Dá um Google em tudo. Mesmo. Dá um Google nos seus sonhos, nos seus problemas. Não faça uma pergunta sem antes dar um Google nela, você vai encontrar a resposta ou vai acabar esbarrando em uma pergunta melhor."
Fonte: Jornal A gazeta, edição de 25/11/2020.
Daí, a pergunta recorrente: o que é preciso pra ser bom em UX Writing?Experimente somar a curiosidade das crianças do Mitra com a resiliência do Kleon. A exemplo deles, a capacidade de aprendizado está dentro e não fora.
Comece pelo começo e não pelo final.
Entenda que Writing é resultado e que UX é fundamento.
Descubra quem é o Nilsen das tais heurísticas.
Aprenda tudo o que puder sobre design de interação.
Leia os livros recomendados, seja na pós ou no curso de final de semana.
Escolarize-se. Use as regras do jogo ao seu favor. Diplomas são títulos. Relacionamento com professores e tutores é aprendizado, dentro ou fora do ambiente acadêmico.
Resolva problemas reais de pessoas reais.
Use o Google.
E por fim, reclame de como as pessoas fazem softwares, fazendo softwares.
Nos vemos por aí ;)
...
O SOLE - Self Organised Learning Environments (ambientes de aprendizagem auto-organizados), fundado pelo professor Sugata Mitra (1952, Calcutá) está presente em escolas de 50 países e conta com apoio financeiro de grandes empresas, dentre elas, a Microsoft.
Sua palestra Construção de uma escola na nuvem, com mais de 2,6 milhões no Youtube, foi considerada pelo TED 2013 como a mais inspiradora do ano e com maior potencial para a mudança.