Arquivo 2020

Design para um time

Thais Yabuuti
Senior UX Designer no Banco Carrefour
Mulher, nipo-brasileira, feminista, designer

Sou especialista em Experiência do Usuário e Design de Interfaces. Há mais de 10 anos trabalho com foco em criar produtos digitais centrados no usuário, envolvendo tecnologia, negócio e tendências. Atualmente tenho me dedicado à área de UX Research.

Thais Yabuuti
Escute este artigo

Quando comecei a trabalhar com 'webdesign' o tema 'experiência do usuário' não era tão conhecido ou discutido assim. Por isso algumas dúvidas e incertezas existiam na minha cabeça. Hoje existe muito conteúdo de qualidade produzido por gente muito inspiradora pra quem decide trilhar este caminho, e consumindo a visão de outros designers, percebi que nós também podemos ser usuários da própria disciplina em outros contextos.

O que tem sido mais excepcional nesta jornada, é que em UX não existe um só caminho, com regras claras e engessadas, bem definidas para trabalhar na área. Ela é acolhedora e cada pessoa têm uma bagagem única, que vai somando e construindo a cultura própria de cada time.

Mais do que ter empatia com nossos usuários, a gente se propõe a destruir as nossas pré-concepções, a investigar hipóteses, observar e escutar e com isso tudo, aprender. E ainda, construir algo, medir, aceitar nossos erros e aprimorar as soluções. 

Este aprendizado é muito extraordinário. Esta multidisciplinaridade fomenta essa sede de conhecimento e apesar do mercado buscar cada vez mais por um perfil mais generalista, temos esses perfis singulares que acabam por se complementar.

Eu me considero sortuda por ter encontrado pessoas incríveis, grandes profissionais que me me fizeram refletir como nosso trabalho tem um grande impacto na vida das pessoas, mas que também me fizeram enxergar que é também um grande privilégio trabalhar com design do jeito que acreditamos (coisa que nem sempre é regra no mercado).

Construindo relações dentro da equipe

Conseguir influenciar as decisões de negócio, gerando um valor real pro usuário, eliminar barreiras dentro dos nossos times, e aqui eu não falo de impedimentos, mas de tentar fazer com que nossos produtos sejam mais inclusivos, mais próximos de uma realidade de uma sociedade que a gente acredita é uma tarefa diária que o design e o designer perseguem no dia a dia.

Cada um de nós, quando está imerso no seu dia a dia de backlogs, histórias, sprints e cerimônias podemos perder a visão do todo. As vezes fica difícil ter tempo para acompanhar tudo ou ainda ter visibilidade de tudo o que acontece. Às vezes, por mais que a gente gostaria, os processos não são tão fáceis e o design não é assim tão escalável. 

Por mais que nós nos espelhamos em times consolidados com processos claros, criar times de design fortes unidos culturalmente e otimizados, muitas vezes se torna um trabalho em andamento. E tá tudo bem. 

Acalmar esses anseios dentro de nós designers é uma tarefa importante, pois sempre vão existir pontos a serem melhorados e acho que a única certeza é que a impermanência. Tudo está ou sempre estará em constante evolução.

Por isso,  a gente não deveria esquecer que da mesma forma que usamos grande parte do nosso tempo para entender pessoas, nossos usuários, deveríamos olhar com o mesmo cuidado e empatia para as pessoas que estão ao nosso lado também. Para desenhar relações mais humanas com a pessoa e o profissional dentro do time que atuamos.

A liderança de um time de design tem seu papel, mas assim como o trabalho de design é colaborativo e coletivo, também somos responsáveis pela sinergia dentro do time de design e também com outras áreas: negócios, tecnologia, dados, marketing e tantas outras especialidades.

Considerando o cenário tumultuado do dia a dia. Pensar em cocriar, iterar, melhorar nossos processos, valorizar o aprendizado constante entre as pessoas do time, estimular a troca de conhecimento e principalmente de ouvir e entender o outro pode parecer desgastante. Por isso destaco: projetar as relações dentro do trabalho também deve fazer parte das habilidades de um designer, afinal somos uma das áreas que mais estuda e aplica a empatia.

É algo que fazemos todos os dias com nossos usuários: entender o usuário, o contexto, o problema, o todo. Por que só usamos nossa visão holística e preocupação com as pessoas apenas focando nos usuários, já que o time também é formado por pessoas?

Em muitos casos estamos inseridos em empresas com seu próprio processo cultural de feedback e avaliação. Dentro da cultura ágil, as squads tem suas próprias cerimônias, onde este time discute o que pode ser melhorado a cada sprint, mas como amadurecemos isso dentro do time de design? 

Como facilitadores, não conseguiríamos entender o que pode ser melhorado no cotidiano de cada um, mais ativamente e profundamente? Acredito que sim!

Além das reuniões com seus gestores diretos e líderes, o feedback é estimulado entre seus colegas, ou o isolamento dos designers em diferentes squads não possibilita a criação de um espaço seguro para essa troca sincera?

Acredito que o designer poderia criar essa confiança dentro do time, trabalhar para alimentar as conexões internas, facilitar o entendimento e os processos, fomentar a troca de experiências boas e ruins e uma comunicação transparente são estímulos para o time se tornar mais colaborativo.

Deveríamos olhar para os nossos times com o mesmo olhar investigativo que usamos para cada usuário. Escutar mais para colaborar mais. Divergir (e dar feedbacks) para colaborar melhor é parte da impermanência diária em nossas vidas como pessoas e profissionais.

Deploy.me
Desenvolva sua carreira em UX Design, Produto e Dados com bootcamps imersivos, práticos e de curta duração com facilitadores das principais startups do Brasil e do mundo. How. Skills, not degrees.
15%OFF código:
DESIGN2021

Explore outros temas

A antiga, porém nova verdade sobre DesignOps

Guilherme Gonzalez
Guilherme Gonzalez

Visualizando os dados da comunidade de UX no Brasil

Carolina Leslie
Carolina Leslie

Cultura de UX sob aspecto da linguagem

Melina Alves
Melina Alves

Finalmente uma descentralização geográfica do design brasileiro?

Larissa Trindade
Larissa Trindade

Designers will design

Juliana Morozowski
Juliana Morozowski

Menos sobre nomenclaturas e mais foco no que precisa ser feito

Renan Manço
Renan Manço

Design de experiência contra o racismo algorítmico

Polli Lopes
Polli Lopes

Inovação em design organizacional: como ser prático na prática? 🚀

Eduardo Maia
Eduardo Maia

O papel do designer na desconstrução do ciclo da invisibilidade

Joyce Rocha
Joyce Rocha

POs e PMs e suas relações com acessibilidade

Livia Gabos
Livia Gabos

O Designer é a Interface - Desafios do design e experiência do usuário em tempos de isolamento social

Ubiratan Silva
Ubiratan Silva

3 passos para mudança do mindset do time comercial

Rafael Xavier
Rafael Xavier

A inevitável mudança do Design no "pós-pandemia"

Thoz
Thoz

Receita de UX Designer

Leandro Rezende
Leandro Rezende

Um convite para a auto-descoberta

Karen Tie
Karen Tie

Precisamos falar sobre saúde mental em design

Marianna Piacesi
Marianna Piacesi

Você já foi um designer iniciante, Design no interior e Michael Scott

Felipe Marinelli
Felipe Marinelli

O designer nômade

Leo Ehrlich
Leo Ehrlich

Design Ético: como nós, pessoas que consomem e desenvolvem, podemos atuar

Bianca Brancaleone
Bianca Brancaleone

E se a inovação pudesse ser guiada por processos de design mais colaborativos?

Larisa Paes de Lima
Larisa Paes de Lima

Experiência do Usuário Surdo

Beatriz Lonskis
Beatriz Lonskis

Co-design: Não é só sobre Design

Wander Vieira
Wander Vieira

Designer Sobrevivente

Humberto Matos Valério da Silva
Humberto Matos Valério da Silva

ROI do Design e o Cafezinho

Felipe Melo Guimarães
Felipe Melo Guimarães

Liderança em Design: 5 dicas para quem quer virar Líder de Design

Victor Zanini
Victor Zanini

O que 2021 promete, além da vacina? Design Ops e Acessibilidade!

Paulo Aguilera Filho
Paulo Aguilera Filho

UX Writing: o desafio constante de aprender a se comunicar

Camila Gaidarji
Camila Gaidarji

O Design e os trem por trás das coisa: Soft Skills, Multipotenciais e Polímatas

Brunão
Brunão

Designer é solucionador de problemas ou colonizador?

Fernando França
Fernando França

Sua experiência com o futuro do trabalho está diretamente relacionada a quanto você se conhece

Kpelo
Kpelo

Design não é para todos, mas pode ser

Valéria Romano
Valéria Romano

Design, liderança e ambientes seguros: reflexões e sugestões

Vinícius Vieira
Vinícius Vieira

Confissões de um designer apaixonado

Jane Vita
Jane Vita

Liderança inclusiva, design e autoconhecimento

Thaly Sanches
Thaly Sanches

Como vamos projetar serviços e produtos digitais na era da economia de vigilância?

Janayna Velozo
Janayna Velozo

A Maturidade do Designer UX

Ioná Dourado
Ioná Dourado

O conceito equivocado de público-alvo que exclui pessoas

Talita Pagani
Talita Pagani

O Design no ano 21 do século 21: educação e trabalho pela cibercultura

André Grilo
André Grilo

Vulnerabilidade e o primeiro passo contra a impostora

Tamy Lemos
Tamy Lemos

Voltando às raízes para um design acessível

Maju Santos
Maju Santos

Design do Amanhã

Natalí Garcia
Natalí Garcia

Pensando design além da interface

Juliana Akemi Segawa Cangussu
Juliana Akemi Segawa Cangussu

Desobediências conceituais no Design

Andrei Gurgel
Andrei Gurgel

Como quase ter virado um Product Manager me fez ser um Product Designer melhor

Filipe Bitencourt
Filipe Bitencourt

Design, um esporte coletivo e colaborativo

Beto Lima
Beto Lima

Fale com o seu ambiente e as novas experiências conversacionais

Caio Calado
Caio Calado

Você aprende aquilo com que se importa

Denise Pilar
Denise Pilar

Subiu, e agora? Como medir o sucesso e a performance do Design

Fernanda Magalhães
Fernanda Magalhães

Que em 2021 tenhamos tempo, dinheiro e saúde para fazer a diferença

Thiago Hassu
Thiago Hassu

A motivação por trás de novos hábitos

Nathalia Cabral
Nathalia Cabral

Design ético em pauta

Lucas Cruz
Lucas Cruz

Design realmente centrado no humano

Nina Telles
Nina Telles

Métricas de UX: O que são, onde vivem e do que se alimentam?

Rafa Brandão
Rafa Brandão

Multiculturalismo remoto

Tai Civita
Tai Civita

UX Design não é modinha, é negócio

Luan Mateus
Luan Mateus

Reflexões sobre a Escuta no Design de Experiências

Denise Rocha
Denise Rocha

A Jornada do Mentor - Como se tornar um herói em UX

Sheylla Lima Souza
Sheylla Lima Souza

Como a escuta no Design vem se tornando uma aliada em uma sociedade mais inclusiva

Valéria Reis
Valéria Reis

O design pode mudar o mundo

Renato Paixão
Renato Paixão

Design e cultura de experimentação

Leandro Lima
Leandro Lima

UX + LGPD. A privacidade do usuário na era dos dados

Hideki Katsumoto
Hideki Katsumoto

A visão de um designer que acredita na política do seu dia-a-dia aplicada a sociedade brasileira

Henrique Peixe
Henrique Peixe

Design como ferramenta para um mundo melhor

Camila Moletta
Camila Moletta

As pegadinhas do nosso cérebro

Renata Carriel
Renata Carriel

21 coisas que tem que acabar em UX design para 2021

Rafaela de Souza da Silva
Rafaela de Souza da Silva

Transição de carreira e diversidade

Liliane Oliveira
Liliane Oliveira

Empreender e pivotar na profissão designer

Marcelo Leal Felix
Marcelo Leal Felix

Uma carta para a Crítica

Vitor Amorim
Vitor Amorim

O bom design durante os sintomas da pandemia

David Arty
David Arty

O futuro é plural

Paola Sales
Paola Sales

O design não vai salvar o mundo! Ou vai?

Bruna Castro
Bruna Castro

UX Research na Era Inteligente

Gabriel Bastos
Gabriel Bastos

A síndrome de impostor no design, o “outro” inatingível e ambientes tóxicos

Thomas Castro
Thomas Castro

Não coma o marshmallow

Camila Borja
Camila Borja

Como construir maturidade de Design em empresas em transformação digital

Bianca Faraj
Bianca Faraj

"Fosse ou não à escola, eu estudava."

Ariana Dias Neves
Ariana Dias Neves

Pare de seguir os velhos padrões visuais

Raniel Oliveira
Raniel Oliveira

Sou Designer, onde vou usar a fórmula de bháskara?

Rafael Miashiro
Rafael Miashiro

Por uma comunidade de design mais aberta e colaborativa

Karina Tronkos
Karina Tronkos

2021: um ano para recomeçar (?)

Koji Pereira
Koji Pereira

Preparando um time para o sucesso

David Pacheco
David Pacheco

Vamos parar de falar em Produto e vamos falar em Design de Serviço?

Erico Fileno
Erico Fileno

Aprendizados para 2021 sobre a acessibilidade digital em 2020

Liliane Claudia
Liliane Claudia

Design como fator de mudança para processos, cultura e maturidade nas empresas

Bruce Namatame
Bruce Namatame

A crescente importância de tudo o que não sabemos

Bruno Canato
Bruno Canato

UI Designer? Deus me livre, mas quem me dera!

Adelmo Neto
Adelmo Neto

É responsabilidade de quem?

Vinícius Gomes
Vinícius Gomes

Designer Produteiro

Robson Ramos
Robson Ramos

Design é uma conversa cultural

Julia Nascimento
Julia Nascimento

Uma nova visão holística do design

Bel Araújo
Bel Araújo

UX e o Amanhã da Profissão

Amyris Fernandez
Amyris Fernandez

Como Designers estamos preparados para um mundo que precisa de regeneração?

Barbara Villar
Barbara Villar
não clique