Arquivo 2020

Design como fator de mudança para processos, cultura e maturidade nas empresas

Bruce Namatame
UX Designer Senior no Instituto de Pesquisas Eldorado

Tenho formação em TI e após várias experiências na área como QA, conheci, me apaixonei e migrei para o Design. Atuo há alguns anos como UX Designer em produtos e/ou serviços digitais.

Bruce Namatame
Escute este artigo

Escolhi falar sobre este tema, pois ainda é um assunto bastante discutido entre os UX designers que atuam em produtos ou serviços digitais. Digo “ainda” porque, por mais que a contratação de UX venha crescendo, acredito que muitas empresas não conhecem de fato o papel que podemos exercer dentro de sua equipe. 

Em alguns ambientes, tanto a atuação quanto a inclusão de um UX no processo de trabalho já estão bem definidos, mas em outros (e arrisco dizer, na maioria), não. Para estes, um UX atua, em sua totalidade, como a pessoa que “faz telas”, apresentações de ppt, flyers e tudo que remeta ao design visual e estamos carecas (eu, ainda mais rs pra quem não me conhece, basta ver a minha foto no início deste artigo) de saber que o papel de um UX vai muuuito além disso. 

Já que temos diferentes níveis de maturidade em design nas empresas, acredito que para as que possuem baixa maturidade, cabe a nós fazer com que conheçam mais nosso papel/importância e assim, caminharmos para a evolução dessa maturidade. Para esta evolução, enxergo dois grandes pontos a serem trabalhados: Processos e cultura. E não, não é nada fácil quanto parece. 

Processos e cultura se esbarram, se ajudando ou se atrapalhando, pois os dois estão correlacionados a um fator muito importante que são as pessoas.

Indiferente da área de atuação, um processo bem estruturado se baseia em como as demandas chegam, como são executadas e como são entregues/finalizadas. Na maioria das vezes, a cultura da empresa impacta bastante na construção desse processo, dando-nos liberdade ou obstáculos para implantarmos/melhorarmos um processo de design que ainda não está bem estruturado. Não quero dizer que o design por si só vá mudar a cultura de uma empresa, mas podemos identificar brechas para sugerir melhorias que facilitariam na implementação de um processo mais estruturado. 

Não existe uma receita de bolo, mas acredito que quando temos uma maturidade baixa de design, precisamos primeiro entender como a empresa desenvolve seus produtos/serviços, pesquisando e entendendo também as dores e problemas com quem está envolvido no processo (“aquele nosso feijão com arroz”). Identificados estes pontos, podemos iniciar um planejamento com nossas sugestões de melhorias. Muitas vezes, precisamos desenvolver um papel de “educador”, transmitindo nossos conhecimentos sobre o processo e a importância do designer, mostrando assim, nosso valor e potencial; aqui é importante termos o apoio dos demais designers da empresa para que eles também possam exercer este mesmo papel. Quando transmitimos nossos conhecimentos é como se plantássemos algumas “sementinhas” nas pessoas, algumas não se desenvolvem e outras sim, estas que se desenvolvem tornam-se apoiadoras do nosso trabalho.  

Esta evolução é lenta e difícil, principalmente porque no meio do caminho nos deparamos com pessoas de diferentes perfis, características e personalidades, algumas favoráveis a mudanças e outras nem tanto. Por isso, é fundamental estarmos preparados e munidos de conhecimento para influenciarmos pessoas, gerando caminhos para um processo bem estruturado e, consequentemente, aumentando a probabilidade de resultados positivos. 

Quando conseguimos evoluir a maturidade de design dentro da empresa, temos também a oportunidade de alcançar os clientes externos e nos tornar exemplo para outras empresas a partir dos resultados gerados com o design.  

Como repeti anteriormente, esta evolução não é nem um pouco fácil, precisamos praticar muito a paciência e a colaboração, oferecendo caminhos e não impondo soluções, pois estamos lidando com pessoas e precisamos trazê-las para se tornarem parte da solução, quebrando os obstáculos que surgirão no meio do caminho. Erros e aprendizados acontecerão para esta evolução. Não devemos ter medo de errar, mas sim de nos conformar com os problemas e não ir atrás das mudanças. 

Já tem um tempo que levo comigo o objetivo de usar o design para mudar processos, “cultura” e maturidade nas empresas.

Deploy.me
Desenvolva sua carreira em UX Design, Produto e Dados com bootcamps imersivos, práticos e de curta duração com facilitadores das principais startups do Brasil e do mundo. How. Skills, not degrees.
15%OFF código:
DESIGN2021

Explore outros temas

3 passos para mudança do mindset do time comercial

Rafael Xavier
Rafael Xavier

Inovação em design organizacional: como ser prático na prática? 🚀

Eduardo Maia
Eduardo Maia

UX Research na Era Inteligente

Gabriel Bastos
Gabriel Bastos

Menos sobre nomenclaturas e mais foco no que precisa ser feito

Renan Manço
Renan Manço

Cultura de UX sob aspecto da linguagem

Melina Alves
Melina Alves

Pensando design além da interface

Juliana Akemi Segawa Cangussu
Juliana Akemi Segawa Cangussu

Design como ferramenta para um mundo melhor

Camila Moletta
Camila Moletta

Design para um time

Thais Yabuuti
Thais Yabuuti

Design realmente centrado no humano

Nina Telles
Nina Telles

É responsabilidade de quem?

Vinícius Gomes
Vinícius Gomes

O designer nômade

Leo Ehrlich
Leo Ehrlich

UI Designer? Deus me livre, mas quem me dera!

Adelmo Neto
Adelmo Neto

Multiculturalismo remoto

Tai Civita
Tai Civita

ROI do Design e o Cafezinho

Felipe Melo Guimarães
Felipe Melo Guimarães

Empreender e pivotar na profissão designer

Marcelo Leal Felix
Marcelo Leal Felix

UX + LGPD. A privacidade do usuário na era dos dados

Hideki Katsumoto
Hideki Katsumoto

Design, liderança e ambientes seguros: reflexões e sugestões

Vinícius Vieira
Vinícius Vieira

Não coma o marshmallow

Camila Borja
Camila Borja

UX Writing: o desafio constante de aprender a se comunicar

Camila Gaidarji
Camila Gaidarji

O design pode mudar o mundo

Renato Paixão
Renato Paixão

Um convite para a auto-descoberta

Karen Tie
Karen Tie

Como vamos projetar serviços e produtos digitais na era da economia de vigilância?

Janayna Velozo
Janayna Velozo

Design do Amanhã

Natalí Garcia
Natalí Garcia

Experiência do Usuário Surdo

Beatriz Lonskis
Beatriz Lonskis

O bom design durante os sintomas da pandemia

David Arty
David Arty

Visualizando os dados da comunidade de UX no Brasil

Carolina Leslie
Carolina Leslie

Desobediências conceituais no Design

Andrei Gurgel
Andrei Gurgel

Se você quiser voar, precisa soltar o que te puxa para baixo

Tereza Alux
Tereza Alux

A motivação por trás de novos hábitos

Nathalia Cabral
Nathalia Cabral

POs e PMs e suas relações com acessibilidade

Livia Gabos
Livia Gabos

Pare de seguir os velhos padrões visuais

Raniel Oliveira
Raniel Oliveira

Que em 2021 tenhamos tempo, dinheiro e saúde para fazer a diferença

Thiago Hassu
Thiago Hassu

Liderança em Design: 5 dicas para quem quer virar Líder de Design

Victor Zanini
Victor Zanini

UX Design não é modinha, é negócio

Luan Mateus
Luan Mateus

Subiu, e agora? Como medir o sucesso e a performance do Design

Fernanda Magalhães
Fernanda Magalhães

Você aprende aquilo com que se importa

Denise Pilar
Denise Pilar

As pegadinhas do nosso cérebro

Renata Carriel
Renata Carriel

Métricas de UX: O que são, onde vivem e do que se alimentam?

Rafa Brandão
Rafa Brandão

Designer Produteiro

Robson Ramos
Robson Ramos

Design, um esporte coletivo e colaborativo

Beto Lima
Beto Lima

Sua experiência com o futuro do trabalho está diretamente relacionada a quanto você se conhece

Kpelo
Kpelo

Por uma comunidade de design mais aberta e colaborativa

Karina Tronkos
Karina Tronkos

Vamos parar de falar em Produto e vamos falar em Design de Serviço?

Erico Fileno
Erico Fileno

Liderança inclusiva, design e autoconhecimento

Thaly Sanches
Thaly Sanches

O que 2021 promete, além da vacina? Design Ops e Acessibilidade!

Paulo Aguilera Filho
Paulo Aguilera Filho

Confissões de um designer apaixonado

Jane Vita
Jane Vita

Co-design: Não é só sobre Design

Wander Vieira
Wander Vieira

Perspectivas visuais e um conceito social (talvez) necessário

Eduardo Arce
Eduardo Arce

Sou Designer, onde vou usar a fórmula de bháskara?

Rafael Miashiro
Rafael Miashiro

Por que designers devem aprender No-Code em 2021?

Caio Calderari
Caio Calderari

Como Designers estamos preparados para um mundo que precisa de regeneração?

Barbara Villar
Barbara Villar

Design e cultura de experimentação

Leandro Lima
Leandro Lima

Design não é para todos, mas pode ser

Valéria Romano
Valéria Romano

Reflexões sobre a Escuta no Design de Experiências

Denise Rocha
Denise Rocha

Aprendizados para 2021 sobre a acessibilidade digital em 2020

Liliane Claudia
Liliane Claudia

Como construir maturidade de Design em empresas em transformação digital

Bianca Faraj
Bianca Faraj

Vulnerabilidade e o primeiro passo contra a impostora

Tamy Lemos
Tamy Lemos

O Designer é a Interface - Desafios do design e experiência do usuário em tempos de isolamento social

Ubiratan Silva
Ubiratan Silva

Voltando às raízes para um design acessível

Maju Santos
Maju Santos

E se a inovação pudesse ser guiada por processos de design mais colaborativos?

Larisa Paes de Lima
Larisa Paes de Lima

Transição de carreira e diversidade

Liliane Oliveira
Liliane Oliveira

2021: um ano para recomeçar (?)

Koji Pereira
Koji Pereira

Design de experiência contra o racismo algorítmico

Polli Lopes
Polli Lopes

O Product Designer está fora de forma?

Marco Moreira
Marco Moreira

"Fosse ou não à escola, eu estudava."

Ariana Dias Neves
Ariana Dias Neves

Designer é solucionador de problemas ou colonizador?

Fernando França
Fernando França

21 coisas que tem que acabar em UX design para 2021

Rafaela de Souza da Silva
Rafaela de Souza da Silva

Uma carta para a Crítica

Vitor Amorim
Vitor Amorim

A síndrome de impostor no design, o “outro” inatingível e ambientes tóxicos

Thomas Castro
Thomas Castro

Designer Sobrevivente

Humberto Matos Valério da Silva
Humberto Matos Valério da Silva

Preparando um time para o sucesso

David Pacheco
David Pacheco

A visão de um designer que acredita na política do seu dia-a-dia aplicada a sociedade brasileira

Henrique Peixe
Henrique Peixe

A crescente importância de tudo o que não sabemos

Bruno Canato
Bruno Canato

Design Ético: como nós, pessoas que consomem e desenvolvem, podemos atuar

Bianca Brancaleone
Bianca Brancaleone

A antiga, porém nova verdade sobre DesignOps

Guilherme Gonzalez
Guilherme Gonzalez

Levei 8 anos para me definir como UX designer. E eu vou te contar como.

Lais Mastelari
Lais Mastelari

Designers will design

Juliana Morozowski
Juliana Morozowski

Você já foi um designer iniciante, Design no interior e Michael Scott

Felipe Marinelli
Felipe Marinelli

O Design e os trem por trás das coisa: Soft Skills, Multipotenciais e Polímatas

Brunão
Brunão

Na contemporaneidade, o que não é design?

Isadora Ribeiro dos Santos
Isadora Ribeiro dos Santos

A Jornada do Mentor - Como se tornar um herói em UX

Sheylla Lima Souza
Sheylla Lima Souza

O conceito equivocado de público-alvo que exclui pessoas

Talita Pagani
Talita Pagani

Como você enxerga o Design?

Monica Barros
Monica Barros

O design não vai salvar o mundo! Ou vai?

Bruna Castro
Bruna Castro

Finalmente uma descentralização geográfica do design brasileiro?

Larissa Trindade
Larissa Trindade

UX e o Amanhã da Profissão

Amyris Fernandez
Amyris Fernandez

Design é uma conversa cultural

Julia Nascimento
Julia Nascimento

O papel do designer na desconstrução do ciclo da invisibilidade

Joyce Rocha
Joyce Rocha

Como quase ter virado um Product Manager me fez ser um Product Designer melhor

Filipe Bitencourt
Filipe Bitencourt

Faça seu design orientado por dados

Mumtaz Mesania
Mumtaz Mesania

Líderes do presente

Juliana Marcenal
Juliana Marcenal

Design ético em pauta

Lucas Cruz
Lucas Cruz

Precisamos falar sobre saúde mental em design

Marianna Piacesi
Marianna Piacesi

Uma nova visão holística do design

Bel Araújo
Bel Araújo

O Design no ano 21 do século 21: educação e trabalho pela cibercultura

André Grilo
André Grilo

Liderança e Maternidade: Qualquer semelhança não é mera coincidência

Bruna Amancio
Bruna Amancio

A inevitável mudança do Design no "pós-pandemia"

Thoz
Thoz

Fale com o seu ambiente e as novas experiências conversacionais

Caio Calado
Caio Calado

Receita de UX Designer

Leandro Rezende
Leandro Rezende

A Maturidade do Designer UX

Ioná Dourado
Ioná Dourado
não clique